terça-feira, 22 de março de 2011

Autoconhecimento x Ego

Como temos falado sobre autoconhecimento e como esse tema é vasto e de suma importância para a nossa vida aqui na terra, vamos falando sobre esse assunto aos poucos, para que você possa assimilá-lo com calma e é lógico, colocá-lo logo em prática e alcançando grandes mudanças.
No livro "O Poder do Agora" de Eckhar Tolle ( talvez você já conheça) o autor fala que nossa mente(mente, no sentido em que ele emprega o termo, não é apenas pensamento. Ela inclui nossas emoções, assim como todos os padrões de reações mentais e emocionais inconscientes) é um instrumento, uma ferramenta. Está ali para ser usada em uma tarefa específica e depois ser deixada de lado. Sendo assim, poderia se afirmar que 80% a 90% dos pensamentos não só são repetitivos e inúteis, mas, por conta de uma natureza frequentemente negativa, são também nocivos.
OBSERVE SUA MENTE e verificará como isso é verdade. Essa atitude causa uma perda significativa de energia vital.
Esse tipo de pensamento compulsivo é, na verdade, um  vício. O que caracteriza um vício? Simplesmente não termos mais a opção de parar. O vício parece mais forte do que nós. Proporciona ainda uma falsa sensação de prazer, um prazer que, quase sempre, se transforma em sofrimento.
Acreditamos que deixaríamos de existir se parássemos de pensar. No processo de crescimento, construímos uma imagem mental de nós mesmos, baseada em nosso condicionamento pessoal e cultural. Podemos chamar isso "o fantasma do ego". Consiste em uma atividade mental e só pode ser mantido através do pensar constante. A palavra ego tem sentidos diferentes para pessoas diferentes, mas aqui significa um FALSO EU INTERIOR, criado por uma identificação inconsciente.
Para o ego, o momento presente dificilmente existe. Só o passado e o futuro são considerados importantes. O ego está sempre preocupado em manter vivo o passado, porque pensa que sem  ele não seríamos ninguém. E se projeta no futuro para assegurar a continuação da sua sobrevivência e buscar algum tipo de ESCAPE ou satisfação lá adiante.
Observe sua mente e verá que é assim que ela funciona.
O momento presente tem a chave para a libertação. Mas você não conseguirá percebê-lo enquanto você for a sua mente.
Precisamos, urgentemente, passar ao próximo estágio(Iluminação), senão seremos destruídos pela mente, que se transformou em um monstro. O pensamento não consegue existir sem a consciência, mas a consciência não necessita do pensamento.
A ILUMINAÇÃO significa chegar a um nível acima do pensamento, e não em ficar abaixo dele, ao nível de um animal ou de uma planta. No estado iluminado, continuamos a usar nossas mentes quando necessário, mas de um modo mais focalizado e eficiente. 
Aqui vai uma dica prá ajudá-lo(a) nesse processo:
Na vida diária é possível pôr isso em prática dando total atenção a qualquer atividade rotineira, normalmente considerada como apenas uma meio para atingir um objetivo, de modo a transformá-la em um fim em si mesma.
Por exemplo, todas as vezes que você subir ou descer as escadas em casa ou no trabalho, preste muita atenção a cada passo, a cada movimento, até mesmo à sua respiração. Esteja totalmente PRESENTE. Ou, quando lavar as mãos, preste atenção a todas as sensações provocadas por essa atividade, como o som e o contato da água, o movimento de suas mãos, o cheiro do sabonete, e assim por diante. Ou então, quando entrar em seu carro, pare por alguns segundos depois que fechar a porta e observe o fluxo de sua respiração. Tome consciência de um silencioso, mas poderoso, SENTIDO DE PRESENÇA.
Para medir, sem errar, o seu sucesso nessa prática, verifique o grau de PAZ DENTRO DE VOCÊ.

Se você achou o texto longo demais, é que sua caminhada vai ser mais longa ainda, até você atingir a iluminação.
Agora, se você não o achou tão longo assim, você já está na caminhada em direção à iluminação e aprendendo a se dissociar da sua mente. Vá em frente!

Um beijo no coração. Eu, Angela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário